A partir da leitura de cartas escritas por Ruben Eriberto Roja, entre os anos de 1972 a 1985, emitidas do interior presídio de Libertad, Ariel Roja, pesquisador e professor universitário, desenvolveu uma escrita movida pela recorrente pergunta: como contar essa história?
No Uruguai, é tradicional tomar mate em cuias bem menores que as que se encontram no Sul do Brasil, porém como a erva é bem mais forte que as brasileiras, sustenta por longas horas sua infusão. A conversa que iria ter lugar, era sobre um outro mate, já em desuso porque continha uma rachadura que o inutilizava, porém era o artigo mais precioso de decoração mantido por El Viejo.
Escritor e Historiador
Doutor em Educação, pela Universidade Federal de Pelotas, atualmente é professor EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, no Campus Pelotas. Possui graduação em Licenciatura Plena em História e mestrado em Ciências Sociais - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, ambos na UFPel, e atua principalmente nos seguintes temas: escritas da história, ditadura uruguaia, identidade, história oral, cultura e política.
Realize o sonho de tornar-se um escritor, desenvolva o seu próprio livro ou e-book. A Jornal do Mundo é uma Editora de livros e revistas, impressos e digitais. Estamos preparados para lhe orientar e auxiliar na criação e no desenvolvimento do seu projeto editorial. Vamos tornar o seu projeto uma realidade e mostrá-lo para o mundo!